Projeto

“É no brincar que a criança ou o adulto fluem sua liberdade de criação e podem utilizar sua personalidade integral e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu.”

D. W. Winnicott. – “O Brincar e a Realidade” – 1975

A Saúde Mental da Criança Moderna

Segundo dados coletados no estudo conduzido pelo renomado neurocientista francês Michel Desmurget, constatou-se que crianças de 2 a 8 anos passam, em média, cerca de 3 horas diárias em frente às telas, enquanto esse tempo aumenta para 5 horas na faixa etária de 8 a 12 anos. Já na adolescência, esses números alarmantes chegam a atingir até 7 horas diárias de exposição digital. Infelizmente, os impactos negativos na saúde são inevitáveis, acarretando deficiências cognitivas irreversíveis, obesidade e problemas cardíacos que, consequentemente, comprometem a qualidade de vida na fase adulta e diminuem a expectativa de vida. Além disso, essa dependência digital acaba afetando o relacionamento social, dificultando a interação com outros indivíduos tanto no ambiente familiar quanto no mundo exterior, principalmente na escola.

Nossa Proposta

Como uma forma de propor soluções para esse problema e alinhar-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Ler e Jogar Distribuidor une forças com a Editora Estrela Cultural para criar o Projeto Educacional Ler e Jogar, Basta Começar!

Nossa proposta consiste em colocar o livro como protagonista central, potencializando a experiência de leitura por meio de atividades lúdicas. A possibilidade de interação contínua entre o livro e o jogo torna essa experiência ainda mais fascinante!

Por meio dessa abordagem integrada, promovemos uma aprendizagem significativa, estimulando não apenas a compreensão dos conteúdos literários, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o trabalho em equipe, a comunicação e a resolução de problemas.

Literacia Familiar

“Literacia familiar é o conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem oral, a leitura e a escrita, que as crianças vivenciam com seus pais ou responsáveis. É interagir, conversar e ler em voz alta com os filhos. É estimulá-los a desenvolver, por meio de estratégias simples e divertidas, quatro habilidades fundamentais: ouvir, falar, ler e escrever!”

OBJETIVOS

A necessidade de desenvolver ferramentas que motivem os brasileiros a se tornarem leitores habituais é uma realidade presente nos discursos educacionais. Reconhecemos que o crescimento desse hábito tem um impacto significativo na sociedade como um todo. Promover a leitura em crianças, jovens e adultos possibilita a formação de uma sociedade consciente de seus direitos e deveres, proporcionando uma visão mais ampla do mundo e de si mesma.

A busca por informação e conhecimento deve ser um processo contínuo. Exercer a cidadania implica ter a capacidade de interpretação, compreensão e construção de uma opinião crítica, além de argumentos que a sustentem. Essas habilidades são fundamentais para que os indivíduos possam intervir de forma efetiva na história cultural, social e política de um país. E nesse contexto, a habilidade de leitura desempenha um papel central.

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a habilidade de leitura é considerada um pilar fundamental. Ela está presente em diversas áreas do conhecimento, sendo essencial para o desenvolvimento pleno dos estudantes. Através da leitura, os alunos adquirem não apenas conhecimentos específicos, mas também competências e habilidades transversais, como a capacidade de interpretar textos, de se expressar de forma clara e coerente, e de analisar criticamente as informações que recebem.

Ao cultivarmos o hábito de leitura desde cedo e ao longo da vida, estamos proporcionando aos estudantes uma importante ferramenta para a inclusão sociocultural. A leitura amplia horizontes, estimula o pensamento crítico, desenvolve a empatia e enriquece a capacidade de reflexão sobre a realidade que nos cerca.

O conceito de literacia está intrinsecamente ligado ao letramento, que envolve a habilidade de ler, escrever, interpretar e comunicar-se. A literacia familiar implica em praticar ativamente a comunicação no ambiente cotidiano, por meio da fala, escuta, leitura e escrita. Ao utilizar abordagens lúdicas, tornamos esse processo mais atrativo e prazeroso.

A ludicidade cria um universo próprio, com regras e lógica próprias. Ela pode estar relacionada à fantasia, à criação e ao desenvolvimento das relações interpessoais durante as brincadeiras. Os conteúdos lúdicos desempenham um papel fundamental na aprendizagem, pois é essencial incutir nas crianças a noção de que aprender pode ser divertido. Um texto ou discurso lúdico é capaz de divertir o leitor ou ouvinte, sendo essencial para chamar a atenção e persuadir outras pessoas.

A família é o primeiro ambiente de aprendizagem que experimentamos. Nascemos totalmente dependentes, mas com capacidade de aprendizado. Quanto mais estimulados somos, mais significativa se torna essa aprendizagem. As crianças observam, imitam e incorporam os conhecimentos que vivenciam. Portanto, o ambiente familiar desempenha um papel extremamente importante no desenvolvimento das crianças. Ele deve ser acolhedor, proporcionando segurança e um espaço onde a criança se sinta à vontade para buscar apoio. Educar requer tempo e paciência. Assim, surge o conceito de literacia lúdico/familiar como uma estratégia que fortalece o vínculo familiar e contribui para o pleno desenvolvimento das crianças.

É importante ressaltar que o objetivo não é substituir a escola, mas sim colaborar com ações que beneficiem o pleno desenvolvimento da criança, estabelecendo uma parceria necessária entre família e escola.

Além dos desafios mencionados, como a dificuldade de relacionamento e a necessidade de diminuir o tempo de exposição aos recursos eletrônicos, é crucial oferecer novas opções de entretenimento que promovam crescimento pessoal e social, contrariando os impactos negativos das telas.

É importante ressaltar que a literatura contemporânea vai além dos limites tradicionais, podendo mesclar diferentes formatos e tecnologias em uma única narrativa. Podemos apresentar obras de ficção, incluindo clássicos, em livros físicos, em formato digital, por meio de podcasts, streaming e até mesmo em video games. É inegável que há um novo tipo de leitor atraído pelas diversas mídias disponíveis. Recursos de áudio e vídeo, criados por grandes empresas, estão facilmente acessíveis nas telas desses jovens. Nesse contexto, o papel da família e dos educadores é encontrar o equilíbrio entre o mundo digital e o mundo físico, proporcionando novas experiências prazerosas que tornem a literatura uma aliada valiosa para esse público, capacitando-os a compreender criticamente o mundo e tomar decisões mais seguras diante dos desafios que enfrentam.

KITS

O Projeto Ler e Jogar, Basta Começar!, contém três kits cuidadosamente elaborados para atender diferentes etapas da Educação Infantil e Anos Iniciais. Cada kit contém uma combinação de livros lúdicos e literários, que visam estimular o interesse pela leitura de forma divertida e interativa. Os conjuntos são acompanhados por materiais complementares, incluindo um manual para professores, um para as famílias, um programa de formação continuada para a equipe pedagógica e um livro dedicado à Literacia Lúdica.

FORMAÇÃO

O projeto “Ler e Jogar, Basta Começar!” se uniu ao Instituto Formando Leitores, organização sem fins lucrativos fundada pelo Grupo LJS Educar. Essa formação compreende duas modalidades: uma parte online síncrona e outra parte assíncrona.

Na modalidade síncrona, a equipe pedagógica do Instituto oferece um treinamento interativo de 4 horas, dividido em dois encontros de 2 horas. A modalidade assíncrona, com 12 horas de carga horária, permite que os educadores aprofundem seus conhecimentos de forma flexível. Após a formação, os participantes receberão um certificado digital que reconhece seu comprometimento com o desenvolvimento profissional, contribuindo para promover o letramento literário nas escolas e enriquecer a experiência educacional das crianças.

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES

Para impulsionar o desenvolvimento literário das crianças, oferecemos conteúdos digitais variados, como vídeos, e-books e mídias interativas. Integrando o físico ao digital, complementamos os conjuntos lúdicos com recursos nas telas. Também estamos presentes nas redes sociais para estabelecer conexões com educadores, pais e alunos, promovendo interação, troca de experiências e inspirações sobre a literacia lúdica e o projeto Ler e Jogar, Basta Começar!