Portal de Avaliação

Formas de Adoção

O Projeto LER E JOGAR, BASTA COMEÇAR! pode ser adotado de duas formas:

Adoção por aluno

Neste formato, cada aluno recebe um kit, permitindo sua utilização tanto na escola quanto em casa, com seus familiares, podendo explorar ao máximo e de forma facilitada os conceitos de Literacia Familiar e Escolar.

Com um kit próprio, a criança cria sua biblioteca pessoal, constrói sua coleção de livros adequados ao seu desenvolvimento, incentivando a leitura independente e a autonomia na exploração dos diferentes gêneros literários. Os kits individuais trazem vantagens pedagogicamente importantes:

  • Apropriação: Cada criança desenvolve responsabilidade e valoriza os materiais, criando uma conexão pessoal com seu conjunto de recursos.
  • Autonomia: Com o kit individual, a criança pode explorar os materiais de acordo com seu ritmo, interesses e desafiar-se de acordo com suas habilidades, fomentando a autoconfiança e motivação.
  • Fortalecimento da Literacia Familiar: Ao levar o kit para casa, a criança compartilha recursos com familiares e amigos, criando um ambiente propício para leitura conjunta, discussões e momentos de aprendizado compartilhados.

Essas vantagens contribuem para um aprendizado personalizado, envolvente e conectado, enriquecendo a experiência educacional das crianças.

Adoção por turma

O projeto LER E JOGAR, BASTA COMEÇAR! pode também ser implementado adotando a compra dos kits por turma de alunos. A Ler e Jogar Distribuidor, após estudos e considerações pedagógicas, sugere a utilização de 1 (um) kit para cada 4 (quatro) alunos, considerando para tal, turmas de 20 alunos. Com isto é possível aplicar o projeto na escola e também permite que os alunos possam levar para casa conjuntos lúdicos diferentes, envolvendo a família e amigos. Neste formato, os conjuntos lúdicos deverão ser distribuídos de forma alternada entre os alunos.

            Além de apresentar uma solução financeiramente mais acessível, o modelo de compartilhar o kit entre mais crianças traz vantagens pedagógicas relevantes, tais como:

  • Colaboração e interação: Compartilhar o kit promove colaboração contribui nesses aspectos, ao estimular o trabalho em equipe e o aprendizado colaborativo.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais: Fomenta habilidades sociais essenciais, como comunicação e respeito mútuo.

Prática de responsabilidade: Compartilhar o kit ensina responsabilidade e cuidado coletivo.